A Câmara Municipal do Cartaxo vai efetuar a terceira intervenção de desratização e desbaratização das linhas de água e das caixas de águas pluviais.
A intervenção integra o conjunto de trabalhos contratados à empresa DST – Desinfecções Sul Tejo, Lda no ano passado, que representa um investimento de quase 20 mil euros.
Este controlo de pragas decorre na próxima terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de agosto, “em simultâneo com os trabalhos de controlo de pragas na rede de esgotos domésticos”, efetuado pela Cartágua, como explica a Câmara Municipal em comunicado.
Pedro Nobre, vereador responsável pelo pelouro da Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana afirma que a execução dos trabalhos em simultâneo com a Cartágua “acrescenta eficácia à ação de controlo de animais rastejantes”.
O autarca destaca ainda que esta é uma operação “que se enquadra nos procedimentos de limpeza levados a cabo pela Câmara Municipal com regularidade”.
O contrato em execução prevê mais uma intervenção nas linhas de água, num total de quatro. Nobre apela ainda à colaboração da população para que “não sejam colocados no espaço público resíduos ou outros materiais que possam contribuir para a proliferação de pragas”, referindo a importância de colocar os resíduos sólidos urbanos nos respetivos contentores e de não deixar alimentos para animais no espaço público.
O contrato celebrado com a DST prevê também a execução de trabalhos de controlo de pragas em edifícios e equipamentos municipais – como o Estádio Municipal ou o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo –, assim como a desinfestação da lagarta do pinheiro e a desratização e controlo de formigas em estabelecimentos de ensino do concelho.
(Imagem ilustrativa)