O Município do Cartaxo e o banco Millennium BCP assinaram, no passado dia 12 de fevereiro, no edifício-sede da Câmara Municipal, um Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo, com o objetivo de promover a identificação, o apoio e o desenvolvimento de projetos de criação de microempresas e autoemprego, com recurso ao microcrédito.

Na assinatura deste acordo estiveram presentes, por parte do Millennium BCP, Vítor Carriço, Joaquim Luís, Fernando Henriques, Fernando Antunes e Paulo Martins, e, por parte do município, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, e a responsável da área de Empreendedorismo, Estela Silva. 

Neste acordo as duas entidades comprometem-se a “promover ações de sensibilização e de formação junto dos potenciais promotores de projetos de criação de microempresas e autoemprego”, dando também o apoio técnico “necessário para a formalização das candidaturas ao financiamento e o acompanhamento do lançamento das iniciativas”, escreve a Câmara Municipal em comunicado.

O financiamento aqui previsto, com recurso ao microcrédito, é destinado a cidadãos sujeitos a situações de exclusão económica e/ou social e que tenham ideias de negócios “viáveis”, tendo um montante mínimo de mil euros e um máximo de 25 mil euros.

Para Pedro Ribeiro, este acordo é “abrangente”, na medida que “permite o acesso aos munícipes com ideias de negócio inovadoras e sustentáveis, mas que, por diversas razões, têm mais dificuldades em recorrer ao crédito bancário tradicional ou em obter informações e apoio para o concretizar”.

Já o Millennium BCP, compromete-se a analisar os processos de forma “célere”.  O acordo é válido por três anos, podendo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, caso ambas as partes estejam de acordo.​

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *