Depois das intervenções, a Rua e Travessa da República e Largo e Rampa do Pelourinho vão reabrir ao trânsito automóvel amanhã, dia 3.

A Câmara Municipal do Cartaxo investiu mais de 575 mil euros na reabilitação destes arruamentos, numa obra que contou com 85% de comparticipação a fundo perdido e que começou no final de 2019.

Contudo, os trabalhos não estão encerrados, “faltando ainda terminar algumas áreas de pavimento, concluir a retirada de cabos aéreos e instalar equipamentos como papeleiras, bancos ou vasos para plantas”, escreve a autarquia em nota de imprensa.

Apesar destes trabalhos poderem obrigar ao encerramento de alguns troços “serão situações pontuais, por períodos breves”, segundo o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, citado na mesma nota.

O autarca mostrou-se convicto que “o incómodo que o decorrer das obras provocou, será largamente compensado pelas alterações efetuadas. Ribeiro destaca a “importância extrema” destas obras. “Falamos de um espaço central na cidade, […] com área residencial, com comércio e serviços ali instalados, que não possuía sequer sistema de recolha de águas pluviais”.

Com estas intervenções, permite-se trazer melhor condições a esta zona, onde “o pavimento estava em condições deploráveis”, ao que se juntavam os trabalhos das “entidades fornecedoras de serviços, de comunicações e outros”, que ” instalavam cabos que se emaranhavam no espaço público e privado”, e ainda o estacionamento ilegal, que “causava enormes dificuldades à circulação de pessoas, especialmente com mobilidade reduzida”.

O investimento foi efetuado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cuja prioridade de investimento – regeneração urbana –,tem como “objetivo específico promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *