A centenária Feira de Todos os Santos volta a assentar arraiais no Cartaxo, entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, onde se vai celebrar o outono com os frutos secos e com o aroma das maçãs, as castanhas quentinhas e a música dos carrosséis.
Com inauguração prevista para as 18h00 do dia 31 de outubro, sexta-feira e véspera de feriado, a Feira vai abrir a animação noturna com uma enorme Festa de Halloween.
No pavilhão interior, vão estar empresas e empresários para dar aos visitantes “a oportunidade de descobrir materiais inovadores, projetos únicos e serviços de excelência”, escreve a autarquia em comunicado.
No palco, a festa vai ser uma constante – desde o Fandango à música popular portuguesa, do Fado às noites dos DJ, do Tributo a Xutos e Pontapés, à Festa de Halloween que vai abrir a feira ao ritmo do DJ Moura e ainda do I Love Reggaeton.
Nesta festa, pode ainda assistir ao Grupo de Música Popular Chãs de Ourique e ao Grupo de Cantigas da Terra, ao Rancho Folclórico do Cartaxo e os seus convidados. Pelo meio, pode ainda descobrir a Escola de Acordeão Andreia Sofia, ou guardar silêncio para ouvir o Fado de Hugo Faustino.
Para alimentar o corpo, “a gastronomia vai estar à mesa das tasquinhas regionais e vai ocupar o espaço de cozinha ao vivo, que este ano vai receber o que de melhor se faz nas freguesias do concelho”.
A Feira de Todos os Santos vai decorrer a par com a ExpoCartaxo, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira.
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destaca que a edição de 2019 da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo “tem vindo a ser construído em parceria com os empresários, com as nossas freguesias e com aqueles que, no nosso concelho, continuam a ser os maiores responsáveis pela preservação das nossas tradições – as associações e coletividades”.
As tradições e a identidade ribatejana do concelho vão ter destaque à mesa e no palco da Feira
Os produtos típicos da gastronomia regional que vão estar disponíveis, na área de tasquinhas ou nas bancas de venda, continuam a ser o mote para a área de cozinha ao vivo, onde os visitantes os podem degustar e aprender a confecionar. Este ano, a gastronomia do concelho vai ser a rainha deste espaço, com vários produtos da região disponíveis para degustação.
Já no palco do Pavilhão Municipal de Exposições, no dia 1 de novembro, feriado, haverá um Festival de Fandango, que vai trazer ao certame a candidatura que o Cartaxo lidera – a candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade.
Aqui, todos os ranchos folclóricos do concelho vão estar presentes para, lado a lado e com convidados especiais, mostrarem a “diversidade, a emoção e a força da dança que marcava a vida nos campos do Ribatejo”.
O comércio local em destaque na Feira de Todos os Santos
Promover a Feira e apoiar o comércio local, são os dois objetivos que, no próximo sábado, dia 26, a Câmara Municipal e o Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local, vão concretizar com um programa de animação recheado de surpresas.
A partir das 11h00 e até às 13h00, as ruas Dr. Manuel Gomes da Silva, Serpa Pinto e Batalhoz, vão ter muito para oferecer – desde os vinhos de excelência produzidos nas terras do Cartaxo, aos doces Cartaxinhos, das castanhas assadas, às Caspiadas de Pontével, passando ainda pelo Doce D’Arrobe, de Vila Chã de Ourique.
Entre as provas, poderá ainda aplaudir a Mostra de Folclore que trará às ruas da cidade, a etnografia, a história e as cores do Ribatejo.
Fonte: CM Cartaxo