A partir da pergunta ‘E se a separar estiver a ganhar?’, jovens voluntários vão estar na rua durante o mês de julho para explicar este modelo aos munícipes – o Cartaxo recebe estes jovens a partir do dia 9 de julho.​ 

Durante cinco dias, os jovens voluntários da associação Zero vão estar a tocar às campainhas dos munícipes para explicarem o novo modelo “que leva a reciclagem e a poupança muito a sério”, conforme explica a autarquia em nota de imprensa.

Nesta abordagem, vão ser entregues aos munícipes “um folheto com informação sobre o novo modelo de recolha de resíduos recicláveis e prestar esclarecimentos sobre a implementação do projeto”, explica Pedro Nobre, vereador da Câmara Municipal responsável pelo pelouro da Recolha de Resíduos, citado pelo mesmo documento. Esta fase da campanha de divulgação abrange todos os municípios que integram o novo modelo. 

A partir de três perguntas, a Ecolezíria dá a conhecer aos munícipes como decorrerá a recolha porta-a-porta, para além de fornecer ecosacos, baldes para resíduos orgânicos e ainda compositores, nos casos de habitações que possuam espaço exterior. Esta recolha será efetuada em datas agendadas e prevê ainda uma compensação financeira para os munícipes que mais colaborem na separação dos resíduos.

As embalagens de papel/cartão e de plásticos/metais serão recolhidas uma vez por semana e os resíduos orgânicos três vezes por semana. Os recicláveis são recolhidos durante a madrugada do dia da semana indicado para a recolha, pelo que cada utilizador deverá colocar os sacos na via pública à porta da habitação ou prédio onde reside. O vidrão vai continuar na via pública.

O Cartaxo é um dos concelhos que integra o novo modelo de recolha de resíduos recicláveis que a Ecolezíria vai iniciar em 2020. Recorde-se que, em junho, a Câmara Municipal do Cartaxo apresentou em sessão pública este novo modelo de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta.

Rute Fidalgo (rutepfidalgo@gmail.com) com CM Cartaxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *